top of page
Foto do escritorexpresso da imprensa

Pink Money, representação econômica para comunidade LGBTQI+

Por Ana Laura Guerra

Com certeza você já ouviu o termo “Pink Money” mas você sabe qual o seu significado na indústria?

Foto: Reprodução


Pink Money é caracterizado como o dinheiro lucrado em cima das causas LGBTQI+, mostra o potencial de consumo da comunidade e como as marcas têm enxergado isso como uma oportunidade mercadológica. O dinheiro rosa é uma parte do capitalismo movimentado pelo consumo LGBTQI+.

Diversos artistas sustentam suas carreiras com o apoio desse público, que ajudam a alavancar a audiência e consomem as artes produzidas, porém, após notarem os lucros que a comunidade traz, muitos artistas começaram a aproveitar das vantagens, postando conteúdos teoricamente exaltando e incluindo os LGBTQI+, enquanto muitos na verdade não acreditam no que vendem.

Após perceberem essa atitude em cantores e atores, os integrantes da comunidade passaram a sabotar conteúdos que, na teoria são feitos para o público LGBTQI+, mas que na verdade não é uma causa realmente defendida pelo famoso e sim utilizada como um meio de lucrar e enriquecer.

O poder do consumo rosa atrai cada vez mais marcas que querem se aproveitar dessa parcela da população responsável pela movimentação de milhões de reais por ano no Brasil. O senso do IBGE de 2010 mostrou que casais homoafetivos possuem duas vezes mais renda que os casais heterossexuais, além de gastarem cerca de 30% mais. Algumas marcas notaram esse potencial e investiram na causa, como a Doritos por exemplo, que na época da parada gay em 2017, distribuiu uma versão especial do seu produto durante evento, conhecido como Doritos Rainbow. Adquirindo a versão arco-íris do salgadinho online, automaticamente você fazia uma doação para a Casa 1, que acolhe e apoia jovens LGBTQI+ que foram expulsos de casa. Por outro lado, podemos apontar situações embaraçosas partindo de artistas que tentaram lucrar em cima da comunidade, principalmente na época das eleições em 2018, enquanto diversos artistas usavam a causa LGBT em seus clipes, ao mesmo tempo apoiaram o candidato a presidência cujos ideais feriam inúmeras pessoas, entre elas: mulheres e homossexuais. Esses acontecimentos geraram muita polêmica e alguns cantores foram “sabotados” pela comunidade, perdendo muita audiência e, consequentemente, dinheiro. O dinheiro rosa é capaz de movimentar a economia, porém deve ser utilizado com cautela e verdade, afinal, tratam-se de seres humanos que querem ser ouvidos e representados.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page