top of page
Foto do escritorexpresso da imprensa

Resenha do livro "Não se iluda, não" da autora Isabela Freitas

Atualizado: 28 de jul. de 2023

Por Thaíssa Alves


Enredo


Isabela, é uma Universitária da Faculdade de Juiz de Fora (MG), cursa Direito, tem 23 anos e faz um ano que terminou com seu namorado. Isabela agora está decidida há dar um tempo para si, e junto de seus melhores amigos Pedro e Amanda seguem uma viagem para Costa de Sauípe na Bahia, onde vai dar muito o que falar e passar por um turbilhões de sentimentos diferentes. Isa resolve fazer um blog para desabafar todos os seus problemas pessoais, suas aventuras e tudo que aconteceu, mas não queria se expor! Inventou então o blog “http://qualseraonome.com.br.” onde narrava suas maiores aventuras.

Aspirante a escritora, o maior sonho da protagonista é ter sua foto atrás de um livro, e seu pai, seu maior alicerce, era quem mais apoiava seu sonho.


No início do livro todos estavam ansiosos pelo Sunshine Festival, que aconteceria durante a noite na praia. A banda que faria a abertura do show não era nada mais nada menos do que OneRepublic, uma das preferidas de Isabela e Pedro. Isabela fala sobre as vibrações daquele show, daquela noite, e tem um jeitinho de escrever que faz nos sentir ao lado dela. Ela acaba se perdendo de Amanda, sua melhor amiga, e quando a acha percebe que Amanda está chorando muito, arrasadíssima e acompanhada de um homem, que a consola. Depois de muito diálogo Amanda conta que seu namorado terminou com ela e que não estava acreditando que ele fez isso, quando voltou a si, percebendo que deveria se colocar em primeiro lugar e aproveitar aquela viagem, eles voltam para o hotel, onde Isabela e Gabriel (o menino que estava consolando a Amanda, e parecia ser muito gentil e um gato) acabaram dando um beijo de tirar o ar e envolver muitos calafrios.

No dia seguinte, Pedro conta que seu irmão que não tem contato desde criança estava na Costa de Sauípe, e se chamava Gabriel. Isa não contou nada sobre o beijo com o moço que supostamente poderia ser o irmão que o Pedro, seu melhor amigo, tanto odiava. Mas apesar da dúvida, Isa não deixou de se envolver com Gabriel, e em outro festival, Pedro vê Isabela ficando com ele. Irritado, evita conversar com ela por meses e para pirraçar começa a namorar com Nataly, uma prima dela que Isa não gostava nenhum pouquinho.

Com tantas reviravoltas e dramas dignos de novela que ocorriam na vida de Isabela e ela descrevia em seu blog, logo ele começou a ter milhares de acessos por dia e chegou a uma das maiores editoras do Brasil, onde Isa é convidada a escrever seu primeiro livro. O nome do seu blog passa a ser "Garota preta e branco", pois Isabela acreditava que era esses tipos de revistas que se vendem em papelarias que precisavam ser pintadas, coloridas. Por tudo que ela já viveu.


Agora deixo com você, leitor, o que deu na história de Pedro, Gabriel e Isa? Será que Pedro é mesmo irmão de Gabriel ou a evita por esconder sentimentos por ela? Como Isabela reage a isso? Com quem será que ela fica?



Opinião


Em geral, eu amei todos os livros feitos pela escritora Isabela Freitas, ela nos inspira e conquista com seus enredos, pela vida que sua personagem passa, a empatia que desenvolvemos por ela, trazendo a vida da personagem como de fato a vida é, turbulenta, louca, cheia de decisões erradas, mostrando como errar é humano, e perdoar também. O livro ensina principalmente como o amor próprio tem que vir em primeiro lugar, que só assim vamos saber o quanto merecemos ser amadas e que só nós mesmas temos o poder de definir o nosso próprio valor. Esse livro me ajudou bastante a me colocar na trilha de volta, me colocar no eixo e a perceber como eu estava lidando com as situações amorosas, amigáveis e familiar e principalmente me ajudou a lembrar como a família vem sempre em primeiro lugar. Como deveríamos valorizar cada momento na nossa vida, pois cada segundo poderá fazer falta daqui alguns anos...


O livro funciona como uma autoajuda, dando conselhos, ajudando com seus anseios e inseguranças. Indico para todas as mulheres que também precisam se reencontrar e lembrar o quanto ter sua própria companhia e se sentir bem e completa consigo mesma é importante.



Livros da Autora


O livro "Não se iluda, não" faz parte de uma coleção de livros da autora que seguem a história da personagem Isabela e toda sua jornada de empoderamento e busca por independência.

A coleção é composta pelos livros "Não se apega, não"(2014), "Não se iluda, não"(2015) e "Não se enrola, não"(2016) e o mais recente lançado "Não se humilha, não"(2020). Desde o seu lançamento a autora tem conquistado fãs por todo o Brasil, principalmente o público feminino que se identifica e se empodera com sua história.

Abaixo seguem imagens das publicações da autora:









24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page