top of page
Foto do escritorexpresso da imprensa

#Adiaenem ganha aprovação no congresso e nova data será escolhida em enquete pelos estudantes

Ministro da educação prevê adiamento de 30 a 60 dias para aplicação do exame

Por Josiane Bernine



Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi fundado 1998 com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio no país e auxiliar também por meio dos seus resultados, o ingresso dos alunos em uma Universidade. E pela primeira vez em 22 anos, o Enem enfrenta alterações nas suas aplicações.

Devido a pandemia do Covid-19, as escolas fecharam por conta do isolamento social e as aulas tornaram-se virtuais. Porém, o ensino a distância não contempla a todos os alunos e acessibilidade a internet ainda não é para todos, uma a cada quatro pessoas não tem acesso a internet e muitos estudantes não dispõem dos materiais necessários para um bom aprendizado fora do ambiente escolar.

Com esses efeitos causados pela pandemia, surgiu uma hashtag no Twitter chamada "#adiaenem". As petições se tornaram populares e levantaram debates importantes sobre a aplicação do exame - uma vez que todos os outros países do mundo já haviam adiado seus vestibulares mais importantes. A discussão tomou proporção nacional e chegou até o congresso.

Na terça-feira (19) o Senado aprovou o projeto do adiantamento do Enem que agora segue para avaliação na câmera dos Deputados. As aplicações não serão mais em novembro, com previsão do ministro da educação, Abraham Weintraub, de uma adiamento de 30 à 60 dias.



Nota oficial

Por meio de nota oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), será promovida uma enquete para os inscritos do Enem 2020 em julho por meio da página do participante para a escolha de uma nova data de aplicação.

Confira a íntegra da nota divulgada:


"NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020


Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de

Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."


As inscrições

As inscrições para o Enem foram até o dia 22 de Maio por meio da página do Enem na internet e a taxa de inscrição para os alunos que não conseguirem a isenção está no valor de R$ 85, que deve ser paga entre os dia 11 e 28 de Maio em agências bancárias, correios e lotéricas.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page